O alongamento de chassi é uma prática comum no Brasil, por isso temos até uma resolução na Lei – desde 2008 – que explica todos os passos e condições para esse procedimento, além das diretrizes que vêm direto dos fabricantes e que exemplificam o processo em cada modelo de caminhão.
Alongamento de Chassi
Esse processo é utilizado para que o transportador tenha a possibilidade de transportar uma carga maior.
Vale lembrar que o alongamento não aumenta a capacidade de peso que o caminhão suporta, esse aumento na capacidade de peso só ocorre com a colocação de outro eixo.
A manutenção dos eixos permanece existente. O que é alterado é a capacidade de carga, por isso o procedimento é indicado para quem transporta muito volume e pouco peso.
Esse é um serviço complexo que deve ser feito por um profissional qualificado e de maneira responsável.
Veja alguns cuidados que devem ser tomados nesse momento:
• Não cortar o chassi original, mantê-lo como veio de fábrica e fazer o alongamento no final ou entre eixos;
• É importante que os cardans sejam alinhados e balanceados eletronicamente;
• As ponteiras de alongamento, as travessas e os suportes de cardan devem ter medidas e características similares à original, para manter o conjunto da maneira mais adequada possível;
• O alongamento da capa em veículos trucados é essencial para também manter o conjunto próximo ao de fábrica;
• Ponto de atenção: alongamento dos freios e da parte elétrica. No caso dos freios, as conexões devem ser em latão, que é o material mais resistente à variação térmica;
• Para finalizar: após o término do alongamento é importante que se tenha um para-choque homologado com regulagem de altura.
Aqui na 4TRUCK, fazemos o alongamento de chassi com profissionais qualificados e seguindo todas as normas. Também implementamos camionetes e uma ampla gama dos leves. Conheça nossas entregas pelo Youtube da 4TRUCK, além de nossos Instagram e Facebook.
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Até a próxima!
Osmar Oliveira CEO – 4TRUCK Soluções Sobre Rodas