Atenção, caminhoneiro e frotista: uso do ARLA 32 é obrigatório? – DICA DO “HOMEM DO BAÚ” #146

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Desde a década de 1970, a preocupação com medidas que reduzam os danos ambientais são destaque na agenda global.

Intensificada nas últimas décadas, essas medidas exigem esforços e contribuição de todas as esferas da sociedade.

A emissão de gases poluentes por veículos automotores é um dos maiores inimigos de nosso planeta e saúde.

Com isso, ao longo dos anos, diferentes normas e regulamentações são implementadas com o objetivo de reduzir essas emissões.

No Brasil, a resolução do Proconve obriga, desde 2012, veículos a diesel equipados com o sistema SCR a utilizarem o ARLA 32.

O que é o ARLA 32? 

É a sigla utilizada para designar o agente redutor líquido de óxido de nitrogênio automotivo.

O reagente, composto de 32,5% de ureia de alta pureza misturado à água desmineralizada, atua em conjunto com sistema SCR.

Como resultado de seu uso, há redução nos níveis de emissão de óxido de nitrogênio, altamente prejudicial à saúde.

O óxido de nitrogênio é um dos causadores da asma e principais fontes de poluição atmosférica.

Sabe quando você está chegando com seu baú de caminhão carregado a uma grande cidade e avista aquela camada cinza?

O óxido de nitrogênio é um dos grandes responsáveis por esse cenário nada animador.

Como usar o ARLA 32 em seu caminhão 

O ARLA 32 não é um aditivo ao diesel, ele deve ser armazenado em seu tanque próprio, diretamente ligado ao SCR.

Sempre que o painel de seu veículo indicar, é preciso reabastecer o caminhão com a solução.

Para isso, procure sempre produtos que contenham o selo do INMETRO. Apenas dessa forma você terá garantia de sua eficácia.

E onde encontrar o ARLA?

Em postos de serviços, distribuidoras de combustível ou mesmo em concessionárias de peças.

As polêmicas com o reagente 

Embora o uso do produto seja obrigatório desde 2012, muitos caminhoneiros ainda resistem ao seu uso.

Para eles, a utilização desse reagente afeta a potência dos motores e aumenta o consumo de combustível.

Assim, esses motoristas adotam práticas que visam burlar o sistema de controle de emissões.

Essas medidas não são recomendadas, uma vez que, em longo prazo, ocasionam problemas técnicos e, consequentemente, prejuízos.

Além disso, são consideradas como um ilícito ambiental e pode render multa de até R$ 50 milhões aos infratores.

Lembre-se de que mais do que realizar entregas com seu baú de caminhão, o caminhoneiro cumpre um papel social importante.

A preocupação com o meio ambiente e o futuro de nosso planeta é dever de todos!

Estar em acordo às leis é um sinal de responsabilidade e consciência ambiental.

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Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br

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