O primeiro passo para quem quer entrar na carreira de motorista profissional é, antes de tudo, ser habilitado para a condução profissional de veículos. O Código de Transito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1998, estabelece categorias para a carteira nacional de habilitação (CNH) que vão da letra “A” a letra “E”, onde em cada uma delas permite a condução de certo tipo de veículo.
Conhecer as especificidades de cada uma é importante não apenas para quem deseja se profissionalizar e conseguir sua CNH de caminhão, mas também para as empresas fazerem a contratação correta dos profissionais, evitando assim que um potencial talento deixe de ser contratado por conta de um mau entendimento da lei.
Categorias de CNH de caminhão
De acordo com a lei em vigor temos hoje três categorias de CNH que permitem a condução de veículos de forma profissional, cada uma com especificidades e limitações próprias. Definir o tipo de veículo que pretende dirigir é importante para que assim escolha a categoria que melhor atende suas necessidades.
Categoria C: Primeira das categorias profissionais, para conquistá-la o motorista deve ter ao menos um ano habilitado na categoria B. Ela permite a condução de veículo utilizado em transporte de carga, em que o peso bruto total ultrapasse as três mil e quinhentos quilogramas.
Categoria D: Para conseguir a habilitação na categoria D, o motorista deve ser habilitado ao menos um ano na categoria C, ou dois anos na categoria B. Possibilita a condução de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros em que a lotação exceda os oito lugares.
Categoria E: O motorista que almeja conseguir a habilitação na categoria E, necessita primeiramente ser habilitado durante um ano na categoria C ou D. Permite a condução de combinação de veículos, onde a unidade tratora seja contemplada pelas categorias B, C ou D, e cujo a unidade acoplada (semi-reboque, trailer ou articulada), tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou que a lotação exceda oito lugares.
E importante frisar que para conseguir a habilitação profissional o motorista não pode ter registrado infrações graves e gravíssimas, bem como ser reincidente em infrações médias durante o período de um ano.
Para aqueles que pretendem conseguir uma CNH de caminhão e fazer parte dessa carreira que leva o Brasil pelas estradas, o primeiro passo é procurar uma autoescola munido de sua carteira de habilitação comum junto com um comprovante de residência.
Passado todo o processo que inclui exames médicos, aulas e provas teóricas e práticas, conquistando sua CNH de caminhão, que pode ser na categoria C para iniciar a carreira, está pronto para conquistar seu espaço no mercado de trabalho que cada vez mais necessita de profissionais qualificados.
Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e se você tem qualquer duvida sobre implementos rodoviários para o seu caminhão, deixe nos comentários ou mande uma mensagem pela nossa página do Facebook.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br