A gestão de frotas apresenta uma série de desafios que exigem do gestor conhecimentos tão diverso quanto os relacionados à administração de negócios e mecânica de caminhões.
Saber sobre mecânica permite ao profissional avaliar serviços de oficinas corretamente para, assim, escolher o melhor custo/benefício a sua frota.
Caça aos mitos da mecânica de caminhões
Os mitos, geralmente, não têm uma origem clara. O que sabem é que se perpetuam por serem transmitidos no boca a boca.
O grande problema desse “falso” conhecimento, no caso na mecânica de caminhões, é que, muitas vezes, prejudicam a saúde do caminhão.
Abaixo, 4 mitos para ajudar você a fugir deles. Confira!
“Não é preciso de freio a motor no caminhão”
O freio a motor ajuda a manter o caminhão na pista com maior segurança no rolamento, especialmente em subidas e descidas muito íngremes, mesmo com o baú de caminhão carregado.
O equipamento também evita o desgaste e superaquecimento dos componentes do sistema de freios, como lonas e tambores.
“Óleo no chassi evita a corrosão”
Esse é um mito muito difundido entre profissionais da estrada e, embora a aplicação de óleo no chassi seja cercada de boas intenções, o seu efeito é maléfico aos veículos.
Alguns produtos deixam a superfície grudenta propiciando o acúmulo de sujeira, poeira e granito no chassi.
Além disso, pode haver prejuízo aos componentes de borracha, como os utilizados na vedação do baú de caminhão, por exemplo.
“Antes de pegar estrada é preciso aquecer o motor”
A injeção eletrônica acabou com a necessidade de aquecimento prévio do motor. Hoje os motores aquecem enquanto rodam e emanam calor aos demais componentes.
Ligar o motor para aquecê-lo apenas aumentara o consumo de combustível.
“Não é preciso contar com a válvula termostática”
A válvula termostática regula a divisão de fluxo do líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador.
Quando o motor está frio, ela mantém o líquido rodando apenas no componente para aquecê-lo mais rapidamente.
Já se o motor está muito aquecido, a válvula mantém o líquido apenas no radiador.
Retirar a peça significa reduzir a capacidade de arrefecimento à metade. Não caia nessa.
Lembre-se: quanto mais você conhecer sobre mecânica de caminhões, mais próximo estará de tomar a decisão certa para sua frota e obter o melhor desempenho e resultados para sua empresa.
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br