O Governo espanhol passou a permitir a introdução de apêndices aerodinâmicos nas traseiras dos camiões para melhorar a eficiência de combustível e reduzir os consumos. O Executivo do país vizinho autoriza a incorporação de dispositivos com um comprimento de 90 centímetros em reboques e semirreboques novos ou usados, antecipando-se à futura legislação comunitária.
Esta tecnologia melhora a eficiência aerodinâmica de um conjunto articulado ao canalizar o fluxo de ar para a traseira do veículo, reduzindo o arrasto aerodinâmico. O apêndice pode ser instalado em menos de 45 minutos, melhora a estabilidade do pesado graças a uma maior estabilidade e não penaliza a capacidade de carga nem o processo de carga e descarga.
Um dos fabricantes deste tipo de equipamentos, a ATDynamics, refere que a redução do consumo de combustível num conjunto articulado trator e semirreboque pode chegar a 1,5 litros por cada cem quilômetros percorridos. Será de referir que a União Europeia equaciona autorizar a introdução deste tipo de dispositivos, ao abrigo da revisão da diretiva sobre dimensões e pesos dos veículos pesado de mercadorias.
Além da Espanha, outros países como o Canadá, México, Chile, Coreia do Sul e Estados Unidos já reconheceram a necessidade de atualizar a legislação relativa à dimensão dos veículos pesados para tirar partido da vantagem decorrente da introdução de tecnologias para reduzir o consumo de combustível e das emissões.
Fonte: Transportes em Revista
Postado por: 4Truck | www.4truck.com.br