O Brasil vive, desde as últimas décadas, uma onda de empreendedorismo que levou milhares de pessoas a apostarem no próprio negócio.
No relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, temos que, em 2017, a taxa de empreendedorismo, que inclui qualquer atividade empreendedora, como criação, aperfeiçoamento ou manutenção de um negócio, no país, ultrapassou os 36%.
Na pesquisa da mesma instituição em 20153, o Brasil aparece no topo entre os que mais empreendem em relação ao Brics (grupo dos emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Isso não significa, no entanto, que o cenário para os novos negócios por aqui seja tranquilo, muito pelo contrário. A taxa de sobrevivência das novas empresas ainda é baixa.
Segundo dados do IBGE, referentes a 2014, mais da metade de novos negócios encerram após cinco anos de atividade.
Dessa forma, os novos empreendedores precisam realizar a escolha de seu modelo de negócio com cuidado e depois de muita pesquisa.
Nesse sentido, a unidade móvel surge como uma excelente opção, oferecendo um custo mais atrativo e garantindo a mobilidade.
A unidade móvel e o food truck
Aqui em nosso blog postamos uma série de opções de negócios que são viáveis e têm muito a ganhar com esse sistema móvel de oferecer serviços e produtos às pessoas.
São atividades que nem sempre são pensadas em modelos sobre rodas, mas que são capazes de trazer importantes vantagens competitivas.
E aqui apresentamos mais uma forma igualmente favorável e que já teve bastante destaque entre os empreendedores, que são os food trucks.
E, sim, um food truck, modelo de negócio voltado ao ramo de alimentação que pode ser montado em diversos locais e em diferentes tipos e tamanhos de veículos, é um tipo de unidade móvel.
O diferencial é o modelo de negócio e o objetivo do empreendedor.
É possível, por exemplo, apostar em modelos menores para a venda de alimentos já prontos, como bolos e doces.
Assim como também é uma opção adaptar uma cozinha industrial em implementos maiores para a produção de pratos quentes.
Para isso, antes de investir em uma unidade móvel é importante pesquisar e elaborar um plano de negócios para guiar seus passos.
Dessa forma, você conseguirá saber de suas necessidades e, assim, aumentar a assertividade de seu investimento.
Mas, passado o boom dos food trucks, ainda compensar ter um?
Se pensarmos em praticidade, versatilidade de localização, redução de custos com locação, a resposta é: sim!
Você pode economizar com o aluguel que pagaria por um ponto fixo, estar onde seu cliente está, marcar presença em eventos, além de garantir maior facilidade para gerenciar seus gastos e sua equipe. Assim as chances de lucrar são maiores.
Mas é preciso ter em mente que não é fácil. Há a questão da concorrência. Assim, a necessidade de buscar um diferencial é importante para se destacar. Além disso, a questão da segurança alimentar não deve ficar de fora.
As oportunidades no ramo de alimentação são várias. Aposte na unidade móvel e leve seu sonho do negócio próprio mais longe.
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br