Via Blog do Caminhoneiro | www.blogdocaminhoneiro.com
Caminhões novos são o sonho de qualquer caminhoneiro. Mas alguns marcaram história no Brasil. Lançado em 1993, o Mercedes-Benz L-1618 foi um grande sucesso da renovada série HPN da Mercedes-Benz, sendo sucedido pelo L-1620, que foi outro grande sucesso de vendas no mercado brasileiro. Esses caminhões, como tantos outros sucessos, tem um espaço reservado na memória dos estradeiros do Brasil.
Eventualmente algum modelo é restaurado aos padrões de fábrica, e arranca suspiros por onde passa. Encontros de caminhões antigos fazem cada vez mais sucesso e conquistam muitos admiradores também. Mas tem um tipo de caminhão que mexe com o imaginário dos caminhoneiros: Modelos que são encontrados zero quilômetro depois de 10 ou 20 anos que pararam de ser fabricados. Essas são jóias, raridades, e são muito poucos que estão nessas condições hoje em dia.
Em um tempo mais antigo, final da década de 80, comprar caminhões como forma de investimento frente à desvalorização continua das moedas era uma opção muito usada, mas os pesados iam sendo vendidos à medida em que se necessitava recuperar o valor investido. Na década de 90 isso foi caindo no esquecimento e hoje é um tipo de coisa que não se faz mais, por causa da estabilidade da nossa moeda, mesmo que abalada no último ano.
Em 1994, mesmo com o plano Real estabilizado, o dono deste Mercedes-Benz L-1618 resolveu comprar e guardar alguns caminhões, como forma de proteger o seu dinheiro. Pelas fotos foram comprados quatro caminhões, mas apenas um nunca rodou. Permaneceu sob cavaletes, e foi funcionado regularmente. Sua quilometragem quando chegou ao galpão era de 110 km apenas. Hoje marca 550 km no odômetro. E nunca nem mesmo saiu do local onde está. Foi mantido guardado e intocável por 20 anos.
Esse modelo é um dos últimos sair de fábrica com o famoso chassi vermelho, pois o modelo 95/96 já saia com chassi preto. O caminhão realmente está como saiu de fábrica:
- chassi toco,
- interior 100% original com plástico nos bancos,
- pintura original,
- pneus originais.
O dono do Mercedes-Benz 1618 não foi identificado. Quem fez a descoberta, mas uma vez, foi o Reginaldo de Campinas, um dos maiores garimpeiros de relíquias automotívas do Brasil, que já achou outros modelos de caminhões, como um Ford -F-11000 e um Mercedes-Benz 1113, também encontrados Zero Km, e que também tem sua trajetória parecida com a deste MB.
Não há valor nem informação correta se o caminhão será vendido. Se for, com certeza irá para algum colecionador, pois é o destino correto para uma preciosidade dessas.
Fonte: Blog do Caminhoneiro | www.blogdocaminhoneiro.com
Postado por: 4Truck | www.4truck.com.br