A chegada de caminhões elétricos no Brasil tem ganhado força no setor de transportes, com alguns modelos já conquistando a preferência de empresas nacionais de energia, varejo, indústrias e até mesmo de prefeituras.
Os veículos elétricos movidos a bateria não podem substituir todos os motores a diesel, mas podem substituir uma parte significativa dos transportes regionais, onde o motorista e o caminhão retornam à base todos os dias ou onde as distâncias diárias não são muito longas.
Os veículos elétricos são quatro vezes mais eficientes do que os motores de combustão interna, o que significa economia considerável de combustível. Um caminhão movido a eletricidade armazena a energia necessária para que o veículo consiga manter a sua autonomia.
A autonomia de um caminhão elétrico varia de acordo com diversos fatores. Isso inclui a aplicação do caminhão, a carga transportada, o estilo de direção e até mesmo as condições externas que podem afetar a independência do veículo.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que alguns caminhões elétricos conseguem utilizar o atrito dos freios como forma de recarregamento da bateria, contribuindo efetivamente na recarga da energia usada para manter o funcionamento do veículo e, por consequência, reduzir o gasto da carga elétrica inicial.
Além disso, boa parte da frota mundial de caminhões atualmente percorre rotas curtas o suficiente para que possam ser substituídos por caminhões elétricos que estão atuantes no mercado.
Sustentabilidade ambiental
Pensando no futuro, algumas empresas já começaram a eletrificar veículos maiores. Segundo dados divulgados pela Reuters em 2022, a Amazon adquiriu cem mil vans de entrega elétrica com o plano de usar toda a frota até 2025 em solo europeu, por exemplo.
Os caminhões elétricos não emitem gases de escape prejudiciais ao meio ambiente, como o dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e partículas. Isso os torna uma opção mais ecológica do que os caminhões movidos a diesel ou gasolina.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), as emissões de gás carbônico (CO2) por veículos pesados cresceram cerca de 2,2% ao ano desde 2000. Os caminhões são responsáveis por mais de 80% desse aumento.
Para mudar essa realidade, muitos países estão implementando regulamentações para reduzir as emissões de gases na atmosfera. Os veículos elétricos podem ajudar as empresas a cumprir essas regulamentações e evitar multas e penalidades.
Economia
O custo-benefício é um fator importante em um setor de logística com margens de lucro estreitas e, infelizmente, os caminhões elétricos custam duas a três vezes mais do que os veículos equivalentes movidos a diesel. No entanto, um olhar mais atento sobre as vantagens a longo prazo reforça a necessidade e importância dos caminhões elétricos.
O uso desse tipo de veículo é um ótimo ativo de investimento, pois ele pode levar a uma redução significativa nos custos de combustível e manutenção, uma vez que os motores elétricos têm menos peças móveis e, portanto, menos necessidade de manutenção.
Comodidade e conforto
Os motores elétricos são muito mais silenciosos do que os motores a combustão interna, o que pode ser benéfico para áreas urbanas onde o ruído do tráfego é uma preocupação. Adicionalmente, esse silêncio proporciona mais tempo ao motorista para se concentrar no que está acontecendo ao seu redor.
Todavia, esse avanço no setor de transporte só funcionará se a rede elétrica puder fornecer energia suficiente para carregar todos esses veículos. A atualização da infraestrutura da rede será fundamental, uma vez que dos tipos de energia alternativa disponíveis atualmente, a eletricidade é o meio mais eficaz de descarbonizar suas operações em aplicações urbanas.
Em linhas gerais, ainda existem muitos desafios logísticos e tecnológicos a serem vencidos nos próximos anos, mas sem dúvidas já podemos esperar uma completa transformação no cenário do setor de transportes rodoviários no mundo todo.