SEP vai rever regras de segurança no cais

Por Leopodo Figueiredo

Medida vale para os terminais de granéis líquidos do Porto

A Secretaria de Portos (SEP) vai rever as normas de segurança e para instalação de terminais de granéis líquidos, assegurou o ministro dos Portos, Edinho Araújo, na terça-feira (7), em entrevista a A Tribuna, durante sua participação na abertura da feira Intermodal South America, na Capital.

A medida é uma reação do Governo Federal ao incêndio nos tanques do terminal da Ultracargo, na Alemoa. As chamas começaram na última quinta-feira e, até a noite de ontem, ainda não tinham sido extintas pelo Corpo de Bombeiros.

“Agora, estamos preocupados com essa questão emergencial. Nossa prioridade é o combate ao incêndio. Mas depois, vamos fazer uma profunda avaliação sobre esse episódio, vamos rever as normas e ver onde temos de melhorar”, destacou Edinho.

O ministro afirmou que ainda não pode determinar todo o prejuízo causado pelo incêndio ao complexo marítimo santista e à comunidade portuária. Questionado se a Ultracargo será processada pelas perdas causadas ao setor, o titular da SEP disse que só irá avaliar tal medida após o controle do incêndio. Ele destacou que está acompanhando os esforços de combate às chamas.

“Recebo informações sobre as ações em Santos a cada duas horas e sempre após as reuniões (do comitê de crise) da manhã e da noite”, citou.

Edinho Araújo foi uma das autoridades de destaque na abertura da Intermodal South America, principal feira de transportes, logística e comércio exterior do subcontinente. Acompanhado de autoridades e empresários do setor, o ministro abriu a feira, cortando a fita na entrada do salão do Transamerica Expo Center, onde o evento é realizado. O salão continua até quinta-feira(9), podendo ser visitado das 13 às 21 horas.

Licitações

Em entrevista a A Tribuna, Araújo comentou suas expectativas em relação ao novo processo de concessão de terminais e áreas portuárias do Governo, que há quase 18 meses aguarda a aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) para ser realizado. O titular da pasta dos Portos espera que os ministros do TCU aprovem o programa de licitações na próxima reunião da plenária do órgão, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 15.

O ministro afirmou estar “otimista” com o resultado dessa futura sessão. “Temos conversado com os ministros e acredito que, agora, possamos avançar. Acho possível que, na próxima sessão, eles aprovem nossas cinco explicações e avaliem o recurso apresentado (contra as concessões)”, disse.

Devido ao tempo decorrido entre a formulação das propostas de concessão pelo Governo e o início das licitações – se for aprovado na próxima quarta-feira, será quase um ano e meio -, o ministro afirma que alguns “detalhes”, como índices e taxas, podem ser atualizados. Araújo explicou que “a economia mudou muito nesses 18 meses. Então, pode ser que eles tenham de ser reavaliados. E, se isso ocorrer, será com o acompanhamento do TCU. Mas vamos nos preocupar agora é em obter a aprovação dos ministros (do Tribunal de Contas). Eles podem, de repente, indicar alguma coisa em seus votos. Temos, agora, é esperar por eles”.

Fonte: A tribuna 

Postado por: 4Truck Implementos Rodoviários | www.4truck.com.br

Compartilhe:

Artigos Recentes

  • All Post
  • ALONGAMENTO DE CHASSI
  • BAÚ LONADO
  • Baús de Alumínio
  • Baús Lonados
  • Beauty
  • Blog
  • Caminhões de Linha Leve
  • Canal Homem do Baú
  • CAPACITAÇÃO
  • Carrocerias Metálicas
  • Destaque
  • Dicas
  • Dicas Homem do Baú
  • ESG
  • Eventos
  • Homem do Baú
  • IMPLEMENTOS
  • Infraestrutura
  • JAC
  • Jac Motors
  • Lifestyle
  • Mercedes Benz
  • Notícias
  • Novidades
  • Photography
  • PORTFÓLIO
  • Saiu na Mídia
  • SAÚDE & BELEZA
  • Sem categoria
  • SERVIÇOS
  • Travel
  • Uncategorized
  • Unidades Móveis
  • Videos
  • Volkswagen
Edit Template
Atendimento:

(11) 2446-5000

(11) 2446-5000

2ª a 5ª Feira das 07:30 às 17:30h
6ª Feira das 07:30 às 16:30h

Endereço:

Av. Amancio Gaiolli, 373
Água Chata – Guarulhos – SP
CEP: 07251-250