Um dos itens que mais pesa no bolso dos motoristas, incluindo caminhoneiros, sem dúvida, é o gasto com combustível.
E sabia que o modo como você dirige e cuida do veículo pode influenciar o consumo do caminhão? Confira a seguir algumas de nossas dicas para você poupar combustível. O seu bolso vai agradecer!
Evite trafegar em alta velocidade
Sabia que se você dirigir entre 40km/h e 70km/h pode ter um aproveitamento melhor do consumo de combustível? É o que dizem especialistas. Porém, você precisa estar sob 5ª marcha e estar trafegando em terreno plano. Além disso, ficar alterando a velocidade do veículo na estrada pode fazer você gastar mais. Então, siga mais tranquilamente. Afinal, quanto mais rápido um veículo roda, mais combustível ele consome.
Circule com pneus com a calibragem certa
Se você estiver trafegando com o caminhão e a calibragem dos pneus não estiver correta, o que será que acontece? Bem, eles estarão mais aderentes ao chão, ou seja, mais murchos. E isso, meu amigo, minha amiga, não é bom. O motivo? Dessa forma, o motor do caminhão precisa ter mais força para fazer o deslocamento. Consequentemente, você vai gastar mais combustível. Por isso, circule com a calibragem correta!
Evite o excesso de peso
Vamos pela lógica: se eu andar 1km sem mochila, vou gastar 1kg em energia. Agora, se eu andar 1km com uma mochila de 6kg, vou gastar mais energia, certo?! É basicamente isso o que acontece com um caminhão que usa carga extra. Ele vai gastar mais para transportar esse excesso de peso, o que, inclusive, pode ser perigoso. Dados do Departamento de Eficiência Energética dos EUA (Office of Energy Efficiency and Renewable Energy, EERE), apontam que transportar 40 quilos a mais pode aumentar em 2% o consumo de combustível de um caminhão.
Faça revisões periódicas
Além de evitar problemas mais graves – como quebra de peças, o que demandaria gastos maiores -, as revisões ajudam a deixar o veículo o mais próximo possível das condições semelhantes às de fábrica. Ao fazer a revisão, há a troca de filtros e de fluídos, além da manutenção do sistema de resfriamento, o que permite, ao motor, ser mais eficiente ao realizar a combustão.
Planeje a rota
Ao fazer isso, é possível evitar dores de cabeça, como circular por áreas restritas para caminhões e, como consequência, ter que refazer parte do trajeto, o que acaba gerando mais gasto de combustível. Além disso, é possível traçar um plano “B” – e quem sabe até um “C” – caso se depare com congestionamentos etc.
Acompanhe também nossos vídeos, com dicas e outras informações, no canal da 4TRUCK no YouTube. Aproveite e inscreva-se.
Até a próxima!
Osmar Oliveira
CEO – 4TRUCK Soluções Sobre Rodas