No dia a dia do caminhoneiro a pesagem do caminhão na balança é uma rotina.
Embora a legislação que estipula o peso máximo para rodagem não seja nova, muitos motoristas ainda possuem dúvidas.
Afinal, quem nunca, mesmo sabendo que está dentro do peso máximo permitido, foi surpreendido com uma seta vermelha?
O motivo? Excesso de peso por eixo.
Para não enfrentar mais essa situação e evite multas, confira tudo o que você precisa saber sobre a lei da balança.
Peso por eixo: entendendo a lei da balança
A limitação de peso para circulação tem por objetivo evitar o comprometimento da dirigibilidade dos veículos de carga e garantir a conservação da pista.
Dessa forma, é algo de grande importância e deve sempre ser respeitado.
Aqueles que excedem o peso, além de estarem sujeitos à multa quando houver pesagem do caminhão na balança, também se prejudicam.
Quem roda com o baú do caminhão acima do limite de peso aumenta o consumo de combustível e o desgaste do veículo.
E por que mesmo acordo com a legislação, alguns caminhoneiro são multados?
Isso ocorre porque não se atentam ao peso por eixo, que é o que a lei da balança determina.
Por que peso por eixo?
A correta distribuição do peso entre os eixos do caminhão é fundamental para diminuir o impacto do veículo sob o solo.
Dessa forma ele distribui o peso e evita a concentração em apenas um ponto.
Vale lembrar que o excesso de peso é um dos grandes culpados pelo mau estado de nossas rodovias.
Um sobrepeso no caminhão de 20% pode causar um desgaste de até 50% no solo.
E não é apenas pelo cuidado com o rolamento que o peso de suas cargas deve ser distribuído corretamente entre os eixos.
É para conservar seu próprio caminhão, que é produzido para aguentar um determinado valor em cada eixo.
Assim, respeitar a lei é também respeitar a máquina que garante seu sustento.
É importante que as empresas que utilizam balanças que calculam apenas o peso bruto total invistam em soluções que calculem a carga sobre eixos de forma a garantir que seus veículos estejam sempre de acordo com a lei da balança.
Carga máxima por eixos
A carga que será suportada por um eixo irá depender das quantidades de pneus utilizados nesse eixo e a distância entrei eixos.
Abaixo separamos os principais tipos encontrados no mercado nacional para você ter como base.
- Eixo isolado com 2 pneus – carga máxima: 6 toneladas
- Eixo isolado com 4 pneus – carga máxima: 10 toneladas
- Conjunto de 2 eixos direcionais com 2 pneus (cada) – carga máxima: 12 toneladas
- Conjunto de 2 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) – carga máxima: 17 toneladas
- Conjunto de 3 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) – carga máxima: 25,5 toneladas
Tolerância ao excesso de peso por eixo
A pesagem do caminhão na balança, para ser exata, necessita de um equipamento corretamente calibrado e em excelente estado.
Mesmo nessas condições, contudo, podem haver pequenas variações.
Diante dessa realidade a lei da balança concede uma pequena tolerância para que os veículos em desacordo não sejam multadas.
Para o peso bruto total do caminhão, essa tolerância é de 5%.
A partir desse percentual o caminhão está sujeito à multa e necessita realizar transbordo para seguir viagem.
Já quanto aos eixos, essa tolerância é um pouco maior: de 10%. Acima disso será aplicada a multa.
O transbordo nesses casos, porém, só é necessário se o percentual for acima de 12,5%.
No momento de carregar seus caminhões, fique atento ao peso por eixo e garanta o cumprimento da lei da balança para não ser surpreendido em suas viagens.
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br