Se você ou sua empresa atuam na área de manutenção de redes (telefonia ou energia, por exemplo) ou de Construção Civil, muito possivelmente já viu uma cabine suplementar “rodando” por aí. Ou não? Aliás, você sabe o que é uma cabine suplementar? Aqui te explico isso e mais!
A cabine suplementar para caminhões nada mais é do que um baú de alumínio, mas com dimensões reduzidas e desenvolvida entre a cabine do caminhão e o outro implemento, que pode ser um baú de alumínio, uma carroceria metálica (carga seca), tanque etc.
Ela serve especialmente para transportar passageiros, mas também é comum ser usada para a guarda de ferramentas e materiais. Para você ter uma ideia, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite até nove (9) passageiros no conjunto veículo-implemento, ou seja, três (3) no veículo e até seis (6) na cabine suplementar.
O custo-benefício em relação aos veículos com cabine dupla, a versatilidade no uso para o transporte de passageiros ou carga e a quase ausência de manutenção, tornam o modelo atraente, podendo ele ser executado para 4, 5 ou 6 passageiros.
E por que a cabine suplementar normalmente é montada em caminhões?
Por conta da legislação vigente e também pelo fato do caminhão reunir melhores condições para adaptação, como espaço e conforto aos passageiros, além das características favoráveis à instalação.
Confira abaixo os diferenciais da cabine suplementar desenvolvida pela 4TRUCK:
- Leve: caixa de carga confeccionada com perfis e chapas em alumínio;
- Janelas: 1 frontal, 1 em cada lateral e 1 com saca-janela de emergência;
- Banco tipo baú: guarda de ferramentas e EPIs no baú;
- Isolamento do teto com isopor: reduz o impacto do sol sobre o implemento, proporcionando mais conforto aos passageiros;
- Cintos de segurança e barra de segurança interna com vistas à segurança dos funcionários.

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Osmar Oliveira
CEO – 4TRUCK Soluções Sobre Rodas