Novos radares conseguem identificar velocidade média dos veículos em rodovias no interior de São Paulo e Curitiba

Quem pega a estrada constantemente sabe que frear a poucos metros de distância do radar de velocidade é uma prática comum entre os motoristas e perigosa. No entanto, esse “jeitinho brasileiro” de burlar as leis de trânsito deve estar com os dias contados, graças a um equipamento capaz de identificar se o motorista excedeu o limite de velocidade antes de passar pelo aparelho.

Chamado de Doppler, o sensor implantado nos radares fiscaliza a velocidade média dos veículos. Portanto, mesmo que o motorista desacelere, não será possível enganar o sistema.

Um radar Doppler é um dispositivo que utiliza o efeito Doppler para medir a velocidade relativa de um objeto em movimento em relação ao radar. O efeito Doppler é a mudança na frequência de uma onda quando a fonte (ou o observador) e o receptor estão em movimento relativo um em relação ao outro.

Quando a onda de rádio de frequência fixa enviada pelo emissor atinge de forma contínua um objeto que se aproxima ou se afasta do emissor, a frequência da onda de rádio refletida será alterada. Desse modo, a frequência é aumentada para objetos que se aproximam e diminuída para objetos que se afastam. A mudança de frequência é proporcional à velocidade e é medida em ciclos por segundo.

Contudo, os radares não se limitam a identificar um veículo por vez. Eles podem rastrear e exibir as velocidades de vários veículos simultaneamente, se movendo em direção ao radar ou se afastando dele. Além disso, radares com essa tecnologia podem rastrear dois veículos se movendo juntos na mesma direção, mas em velocidades diferentes, um mais lento e um segundo mais rápido.

Os equipamentos são homologados por uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e já estão presentes em rodovias do interior do Estado de São Paulo e em Curitiba.

Os 13 aparelhos instalados em seis rodovias paulistas, inclusive, estão aplicando multas desde o fim de maio deste ano. Já em Curitiba, a tecnologia tem sido utilizada desde 2021. É importante ressaltar que as multas de trânsito podem ser acompanhadas por pontos na carteira de habilitação, suspensão do direito de dirigir e outras penalidades, dependendo da gravidade da infração.

Além de identificar a velocidade média do veículo, o sensor também é capaz de fiscalizar outras infrações como desrespeito à faixa de pedestres, avanço do sinal vermelho, conversão e retorno proibidos, conversão obrigatória, trânsito em faixas destinadas aos ônibus e trânsito em local e horários proibidos pela sinalização.

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