Pesagem de caminhão – Como funciona a lei da balança? – DICA DO “HOMEM DO BAÚ” #209

No dia a dia do caminhoneiro a pesagem do caminhão na balança é uma rotina.

Embora a legislação que estipula o peso máximo para rodagem não seja nova, muitos motoristas ainda possuem dúvidas.

Afinal, quem nunca, mesmo sabendo que está dentro do peso máximo permitido, foi surpreendido com uma seta vermelha?

O motivo? Excesso de peso por eixo.

Para não enfrentar mais essa situação e evite multas, confira tudo o que você precisa saber sobre a lei da balança.

Peso por eixo: entendendo a lei da balança

A limitação de peso para circulação tem por objetivo evitar o comprometimento da dirigibilidade dos veículos de carga e garantir a conservação da pista.

Dessa forma, é algo de grande importância e deve sempre ser respeitado.

Aqueles que excedem o peso, além de estarem sujeitos à multa quando houver pesagem do caminhão na balança, também se prejudicam.

Quem roda com o baú do caminhão acima do limite de peso aumenta o consumo de combustível e o desgaste do veículo.

E por que mesmo acordo com a legislação, alguns caminhoneiro são multados?

Isso ocorre porque não se atentam ao peso por eixo, que é o que a lei da balança determina.

Por que peso por eixo?

A correta distribuição do peso entre os eixos do caminhão é fundamental para diminuir o impacto do veículo sob o solo.

Dessa forma ele distribui o peso e evita a concentração em apenas um ponto.

Vale lembrar que o excesso de peso é um dos grandes culpados pelo mau estado de nossas rodovias.

Um sobrepeso no caminhão de 20% pode causar um desgaste de até 50% no solo.

E não é apenas pelo cuidado com o rolamento que o peso de suas cargas deve ser distribuído corretamente entre os eixos.

É para conservar seu próprio caminhão, que é produzido para aguentar um determinado valor em cada eixo.

Assim, respeitar a lei é também respeitar a máquina que garante seu sustento.

É importante que as empresas que utilizam balanças que calculam apenas o peso bruto total invistam em soluções que calculem a carga sobre eixos de forma a garantir que seus veículos estejam sempre de acordo com a lei da balança.

Carga máxima por eixos

A carga que será suportada por um eixo irá depender das quantidades de pneus utilizados nesse eixo e a distância entrei eixos.

Abaixo separamos os principais tipos encontrados no mercado nacional para você ter como base.

  • Eixo isolado com 2 pneus – carga máxima: 6 toneladas
  • Eixo isolado com 4 pneus – carga máxima: 10 toneladas
  • Conjunto de 2 eixos direcionais com 2 pneus (cada) – carga máxima: 12 toneladas
  • Conjunto de 2 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) – carga máxima: 17 toneladas
  • Conjunto de 3 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) – carga máxima: 25,5 toneladas

Tolerância ao excesso de peso por eixo

A pesagem do caminhão na balança, para ser exata, necessita de um equipamento corretamente calibrado e em excelente estado.

Mesmo nessas condições, contudo, podem haver pequenas variações.

Diante dessa realidade a lei da balança concede uma pequena tolerância para que os veículos em desacordo não sejam multadas.

Para o peso bruto total do caminhão, essa tolerância é de 5%.

A partir desse percentual o caminhão está sujeito à multa e necessita realizar transbordo para seguir viagem.

Já quanto aos eixos, essa tolerância é um pouco maior: de 10%. Acima disso será aplicada a multa.

O transbordo nesses casos, porém, só é necessário se o percentual for acima de 12,5%.

No momento de carregar seus caminhões, fique atento ao peso por eixo e garanta o cumprimento da lei da balança para não ser surpreendido em suas viagens.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas do Homem do Baú.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br

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