Durante o ano passado, a notícia de que os Correios iriam acabar com o serviço de entregas voltado ao comércio eletrônico (e-Sedex) movimentou o setor de transportes de cargas.
Algumas transportadoras projetavam aumento considerável na demanda por serviços e realizavam um maior uso de sua frota de caminhões.
Por decisão da justiça, foi obrigada continuidade do serviço. Isso frustrou o plano de muitas empresas. Abriu, porém, espaço para uma discussão importante para as transportadoras.
Aprimorando a logística, conquistando novos clientes
No auge da questão levantada acima, um problema parecia recorrente: as transportadoras eram apontadas pelos varejistas eletrônicos como solução temporária apenas.
O custo elevado e a baixa capilaridade, em comparação ao serviço estatal, tornavam a entrega, através de frotas de caminhões particulares, inviável ao pequeno e médio empreendedor.
Hoje o comércio eletrônico é uma realidade. Mesmo em cenário de crise econômica, a venda de produtos por intermédio da internet experimenta crescimento exponencial.
Para atender esse poderoso segmento, em que o serviço de entregas é fundamental, as empresas devem aprimorar sua logística e fornecer condições interessantes às empresas.
Abaixo separamos 6 dicas poderosas para aplicar em seu negócio e conquistar novos clientes. Confira!
- Invista em tecnologia:
Embora pareça óbvia, essa dica é primordial. Um bom software de gestão de frotas facilita muito no controle de seus veículos e motoristas.
Uma boa gestão tem como consequência uma melhor produtividade e redução de custos.
- Antecipe a demanda:
Algumas datas são chaves para o comércio. Natal, dia das mães, dos namorados e dos pais registram, nessa ordem, picos de compra.
Prepare-se para atender esses momentos de maior demanda. Faça a manutenção prévia de seus veículos e, com base no histórico de seus clientes, planeje alternativas de rotas.
- Esteja próximo a seu cliente:
Para prestar o melhor serviço a seus clientes é importante conhecê-lo profundamente.
Entendendo os processos, histórico de resultados, pontos fortes e necessidades, você prepara sua equipe e sua empresa para atender corretamente a demanda e se antecipa a infortúnios.
- Monitore sempre:
Para conseguir aprimorar seus processos e torná-los mais eficientes com redução dos custos, a monitoração constante é fundamental.
A teoria é uma, a prática é outra. Cada empresa é única, por isso você deve sempre acompanhar de perto todos seus processos.
Dessa forma, você conseguirá identificar os pontos possíveis de melhoria.
Quem não se mexe não sai do lugar!
- Operação dedicada a clientes que vendem mais:
Clientes que vendem muito e possuem alta demanda durante todo o ano devem contar com uma operação dedicada.
Com essa medida, você irá atender melhor esse tipo de cliente sem que haja prejuízos no restante de sua operação.
- Invista nos implementos rodoviários:
Contar com baú de caminhão que atenda às necessidades de seus clientes é importante. O baú adequado reduz prejuízos com danos aos volumes transportados.
A depender dos segmentos que irá atender, o investimento em baú misto ou customizado é uma solução com ótimo retorno.
O e-commerce é o futuro das compras de produtos, e as transportadoras e frotas de caminhões é parte integrante dessa evolução.
Aprimore seus processos e sua logística, assim, você vai conquistar os clientes desse nicho.
Gostou das dicas? Navegue pelo nosso blog e tenha acesso a muitas outras informações.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br