A venda de caminhões no Brasil registrou um aumento significativo no último mês. Foram 10.862 unidades entregues ao mercado, um aumento de 5.27% em comparação ao mês de maio, que vendeu 10.318 unidades.
Porém, na comparação do acumulado de 2022 com o mesmo período de 2021, houve queda de 1,22%. Nos cinco primeiros meses do ano, o setor vendeu 57.310 caminhões, ante os 58.017 do mesmo período do ano passado.
Embora o ano de 2022 tenha começado animado com a venda de 127.357 caminhões, acreditas-se que no final do ano tenhamos resultados parecidos com os de 2021, devido às quedas sucessivas.
Segundo a Fenabrave, nos seis primeiros meses do ano, a Volkswagen liderou a venda de caminhões novos. A marca foi responsável por 29,67% das vendas desse ano. Em seguida vem a Mercedes-Benz, com 27,28%.
A Volvo ocupa a terceira posição na lista, com 19,62% de participação no mercado. Já a Iveco está em quarto lugar, com 9,4% do total de vendas. A Scania ocupa a quinta posição com 7,79%, seguida pela DAF, em sexto lugar, com 5,29%.
Os modelos pesados lideram a venda no segmento. No total de vendas do primeiro semestre, foram responsáveis por 47,73% do mercado. Logo em seguida vem os semipesados, com 28,42%. Na sequência vem os caminhões médios (9,67%) e leves 8,89%. Por fim, os semileves representam 5,28% das vendas.
Fonte: Estadão