
Assim como os veículos elétricos de passeio já são realidade pelo Brasil, muito em breve será notório ver mais caminhões movidos à energia pelas ruas e estradas do país, como já vem acontecendo pela Europa. Os primeiros chegaram por aqui em 2018 por encomenda de uma empresa de saneamento básico de Indaiatuba (SP) para serem destinados à coleta e transporte de resíduo.
Com o mundo pensando cada vez mais “verde”, é uma tendência adotar medidas mais amplas para diminuir a emissão de gases poluentes, tão prejudiciais ao meio ambiente, incluindo à vida humana e animal.
Tanto isso é verdade que podemos recordar o Salão de Hannover, realizado no final de setembro de 2018 na Alemanha, e que teve como foco os caminhões elétricos, mais leves e silenciosos e, consequentemente, mais confortáveis sonoramente e ergonomicamente para condutores.
Os primeiros caminhões elétricos do mundo se equiparam aos carros em se tratando de autonomia. Os modelos lançados recentemente têm entre 120 quilômetros e 350 quilômetros de capacidade, não muito diferente dos veículos elétricos.
Contudo, o que não podemos comparar entre um e outro é a quilometragem de circulação média diária. Enquanto um veículo de passeio roda, por exemplo, entre 20 quilômetros a 40 quilômetros por dia, um caminhão certamente vai rodar muito além disso, especialmente porque a finalidade dele, possivelmente, terá relação com entregas e outros serviços comerciais, justificando as longas distâncias por horas a fio.
Outra questão a ser levada em consideração é o mecanismo de recarga das baterias. No Brasil, é possível recarregar os veículos elétricos em alguns pontos específicos ao longo de estradas pelo estado de São Paulo, por exemplo. Contudo, ainda não foi falado como a tecnologia se dará quando os caminhões elétricos chegarem por aqui. Serão necessárias estações de recarga diferentes das já existentes? Serão necessários mais pontos de recarga, haja vista a amplitude territorial de circulação dos caminhões?
Outro ponto crucial, que poderá impactar na escolha entre um caminhão movido a combustível fóssil e um movido a energia elétrica é o tempo de recarga. A recarga de um carro pode levar entre 1h30 e 8 horas, dependendo do nível que se quer atingir. E a pergunta que fica é: quem usa o caminhão para fazer entregas e tem horário para cumprir, terá todo esse tempo hábil para esperar por uma recarga? Afinal, levamos entre cinco a dez minutos para abastecer em um posto de combustível convencional.
Apesar de ainda não termos disponíveis valores, o preço de um caminhão elétrico deve acompanhar a realidade que já existe entre os valores de um carro movido a gasolina/álcool e um elétrico: três vezes mais em relação ao modelo tradicional.
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Até a próxima!
Osmar Oliveira
CEO
4TRUCK Soluções Sobre Rodas