No artigo anterior, 6 problemas comuns na gestão de frotas apontamos os 6 erros mais comuns na gestão de frotas.
Muitos deles são reproduzidos por uma questão de hábito e podem trazer prejuízos a seu empreendimento.
Por isso, agora vamos apontar soluções para facilitar na gestão de sua empresa e, assim, você conquistar o melhor desempenho de seus caminhoneiros e frotas.
Resolvendo os problemas na gestão de frotas
No mundo dos negócios, a máxima “em time que está ganhando não se mexe” deve ser evitada por você, que almejam o sucesso.
Sempre é possível aprimorar os processos de uma empresa em busca de resultados mais consistentes.
Não se acomode. Exercite o olhar crítico, identifique os problemas e empreenda esforços para solucioná-los.
Para ajudar você nessa tarefa, apresento abaixo 3 soluções que você deve adotar de imediato na sua rotina de trabalho. Confira!
- Use a tecnologia a seu favor
É quase impossível não pensar em auxílio de softwares e soluções tecnológicas quando falamos em gestão eficiente.
Os dados são o combustível para uma empresa. Além de ajudar no controle das tarefas diárias, ainda dão suporte para tomadas de decisões qualificadas e assertivas.
Há uma série de programas voltados à gestão de frotas. Antes de escolher o ideal para sua empresa, pesquise e conheça as opções.
Essas soluções também permitem um melhor acompanhamento do histórico dos caminhões e dos caminhoneiros e oferece uma visão geral da sua empresa na tela de seu dispositivo.
- Manutenção preventiva sempre
Sabe o porquê de eu sempre falar em manutenção preventiva? Porque é uma solução que funciona e traz excelentes resultados às empresas e profissionais que a adotam.
Por meio da manutenção preventiva, você garante que seus caminhões tenham melhor desempenho e ainda reduz o consumo de combustível, principal custo associado às entregas, por exemplo.
Além disso, o procedimento contribui para prevenir quebras inesperadas durante as viagens, garante que as entregas não atrasem, evita expor suas cargas e caminhoneiros a riscos de assalto e foge dos altos custos da manutenção corretiva.
Junto à manutenção periódica, uma excelente ideia é adotar um checklist padrão antes da saída de um veículo. Assim você garante que só peguem a estrada caminhões em condições.
- Capacite seus caminhoneiros
Mesmo os motoristas que já têm anos de rodagem podem se atualizar e aprimorar suas práticas aos volantes.
Cursos e palestras sobre direção defensiva, legislação de trânsito e suas mudanças ou mesmo ligados a áreas de saúde e educação financeira são algumas opções possíveis.
Dessa forma, seus caminhoneiros estarão capacitados, valorizados e motivados.
Gostou desse artigo? Curta nossa página do Facebook e não perca nenhuma postagem do nosso blog e canal do YouTube!
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br