A educação é um das questões mais sensíveis de nosso país. Não há dúvidas que precisamos melhorá-la, e muito.
E o problema não está apenas na qualidade do ensino. Em muitas regiões o acesso ainda é um grave problema.
Nos rincões do país é comum encontrarmos casos de crianças e jovens que percorrem longas distâncias para chegar à escola.
Esse cenário não apenas atrapalha o processo de aprendizagem como contribui para o elevado número de evasão escolar.
As escolas móveis surgem, assim, como uma opção viável que permite levar o serviço educacional a diferentes pontos.
Escolas móveis como solução
As escolas móveis nada mais são que salas de aulas adaptadas em compartimentos de cargas atracadas a veículos.
Um baú de caminhão, containers, entre outros tipos de implementos rodoviários podem ser transformados em locais próprios para o ensino.
Devido à grande medida, é possível equipar essas com estruturas que vão além de cadeiras, mesas e lousas.
Tanto é assim que, atualmente, um dos maiores apostadores desse modelo de educação é o Senai, instituição de ensino técnico referência no Brasil e um dos maiores polos de mão de obra capacitada.
A instituição vem firmando parecerias e convênios para levar seu ensino a pontos do país que, muitas vezes, são esquecidos.
As escolas móveis do Senai levam suas oficinas volantes aos municípios, contribuindo, assim, com a formação de jovens e desenvolvimento local.
Isso porque, pelo modelo adotado pela instituição, são oferecidos cursos que visam atender à demanda profissional das indústrias.
Ganham as empresas, que poderão contar com trabalhadores capacitados, ganham os matriculados que saem com maior empregabilidade.
O sucesso do programa do Senai nos faz crer que as escolas móveis são uma solução possível para atender relevantes setores do país e melhorar a qualidade da educação.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dica e informações sobre as unidades móveis.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4TRUCK | www.4truck.com.br