Em março de 2025, a 4TRUCK, fabricante de implementos rodoviários leves, sediada em Guarulhos (SP), comemorou 13 anos de uma trajetória marcada por crescimento constante e inovação. Fundada em 2012 por Osmar Oliveira, a empresa consolidou-se como referência na produção de baús de alumínio para carga seca, baús lonados e carrocerias metálicas, atendendo principalmente caminhões e vans da chamada linha leve sobre chassi.
A história da 4TRUCK começou em um galpão de 1.500 metros quadrados no bairro de Cumbica, Guarulhos. Com o tempo, a empresa expandiu suas instalações, passando por diferentes sedes até chegar ao atual espaço de aproximadamente 15.000 metros quadrados, próximo à Via Dutra. Essa mudança estratégica permitiu a reorganização da produção em células de atividades – componentes, solda, montagem e pintura –, otimizando processos e aumentando a eficiência operacional.
Em 2024, mesmo enfrentando desafios como a mudança de sede no primeiro trimestre, a 4TRUCK registrou um crescimento de 10%. Para 2025, a projeção é ainda mais ambiciosa: um aumento de 20% no volume de entregas, impulsionado pela recuperação do setor de caminhões no Brasil, que teve um crescimento de 17,4% em 2024, segundo dados da Fenabrave.
“O cliente precisa ter confiança no país e no governo, disponibilidade de crédito e taxas de juros competitivas. Não acreditamos que teremos essas três condições de forma ideal em 2025, mesmo assim estamos confiantes”, afirma Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK.
A empresa também retomou, em 2025, a campanha para entrega de baús de alumínio para carga seca em apenas cinco dias úteis, iniciativa criada em 2020 para atender à demanda dos mercados de varejo e logística e-commerce. “O dono do caminhão ou da empresa não quer perder tempo com o veículo parado; pelo contrário, quer colocá-lo para rodar o quanto antes e ganhar dinheiro. Por isso, essa campanha volta em ótimo momento”, explica Oliveira.
Além do foco na agilidade e qualidade dos produtos, a 4TRUCK investe em parcerias com montadoras e fornecedores, participa de feiras e eventos do setor e mantém uma unidade de serviços para manutenção de frotas multimarcas. Essas ações reforçam o compromisso da empresa com a inovação e a excelência no atendimento ao cliente.
Com uma equipe experiente e bem treinada, a 4TRUCK segue a missão de oferecer soluções sobre rodas que atendam às necessidades do mercado de transporte de cargas, consolidando-se como uma das principais fabricantes de implementos rodoviários leves do país.
Quem é Osmar Oliveira?
Antes de fundar a 4TRUCK, Osmar Oliveira trabalhou por muitos anos em construtoras. Ele é formado em engenharia civil. Posteriormente, trabalhou em indústrias de energia e telecomunicações, até que em 2011, já com mais de 20 anos de carreira, direcionou sua vida profissional ao empreendedorismo. Pensou em abrir um bufê infantil, uma loja de roupas infantis e até um restaurante mexicano.
Mas ao visitar algumas empresas de implementos rodoviários, apaixonou-se pelo setor, mesmo conhecendo os desafios. “A área está muito ligada ao desenvolvimento do país, à economia, sempre foi um setor forte, pujante”, analisa. Nasce assim a 4TRUCK, desde o início com alguns diferenciais, como o pós-venda, a preocupação com a satisfação com o cliente, além do intenso trabalho de marketing e posicionamento da marca por meio das redes sociais.
Hoje conhecido como o “Homem do Baú”, Oliveira confessa ter frio na barriga até hoje quando pensa na tradição das marcas concorrentes. “Naquela época as empresas mais jovens tinham 30 anos, e a gente começar assim, do zero, para um público que olha muito para essa tradição, para marca, não foi fácil”.