O alongamento do chassi é um procedimento permitido e regulamentando pelo Contran e, a depender do tipo de carga, traz ganhos importantes ao transportador.
Com ele é possível trabalhar com um baú de caminhão de maiores dimensões, aumentando o volume de carga a ser transportada e entregue.
Mas será que há alguma restrição?
O alongamento de chassi é para todos
A boa notícia é que o alongamento de chassi é algo que pode ser realizado em qualquer tipo de veículo de carga.
Caminhões da linha ¾, caminhões tocos e caminhões trucados podem ter suas medidas alteradas.
O mais importante é o caminhoneiro realizar o procedimento em local de confiança e que obedeça à normatização.
Denatran e Contran determinam as dimensões, regras para o balanço traseiro permitido bem como de distribuição de carga.
Com todas as contas em conformidade, o caminhoneiro pode ficar tranquilo e aproveitar os benefícios de um chassi mais longo.
Caso não haja obediência à legislação e a alteração seja realizada em locais não autorizadas ou de baixa qualidade, o prejuízo é certo.
Além de estar sujeito à autuação da fiscalização, há riscos, inclusive, de graves acidentes.
O alongamento de chassi sem qualidade pode não resistir ao peso do implemento rodoviário, trincando-se ou partindo-se durante o transporte.
E por falar em peso, vale sempre lembrar que o fato de ter um chassi maior não aumenta a capacidade máxima de peso.
Mesmo com essa alteração o veículo está limitado a obedecer ao peso bruto total e entre eixos determinados.
E qual a vantagem em realizar o alongamento do chassi?
Existe uma série de transportadoras que trabalham com cargas de grande volume, mas com peso baixo.
Para elas um baú de caminhão um pouco maior significa a possibilidade de otimizar seu frete e atender sua demanda com maior qualidade.
Se você se encaixa nesse exemplo e quer aumentar sua produtividade, realize o alongamento do chassi de seu veículo de carga.
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4TRUCK | www.4truck.com.br