O food truck foi um dos primeiros tipos de unidades móveis a fazer sucesso no Brasil. Logo que chegou, em meados de 2012, todo mundo queria visitar um desses veículos para experimentar uma novidade culinária e encontrar os amigos. Por mais que a quantidade de unidades tenha diminuído com o passar dos anos, elas ainda são uma ótima opção para quem deseja focar em mobilidade e diversificar o público.
Benefícios do food truck em relação a um restaurante comum:
1. Investimento inicial
Um food truck é considerado uma boa ideia de negócio, principalmente porque envolve um investimento muito menor em comparação a restaurantes com ponto fixo. O investimento menor é uma vantagem competitiva desses modelos em relação ao restaurante, uma vez que o valor economizado pode ser aplicado em outras operações, como marketing ou ampliação de cardápio.
2. Custo de manutenção baixo
Os custos operacionais de um food truck são mensais e limitados a alimentos, suprimentos, gasolina e gás. Você não precisa ter uma equipe completa, mas um time reduzido ou até mesmo uma única pessoa. Além disso, os impostos são mais baixos comparados a tarifas prediais.
3. Mobilidade como palavra chave
Os restaurantes crescem e morrem com sua localização. Cerca de 60% dos novos restaurantes falham no primeiro ano e quase 80% fecham antes do quinto ano de atividade, sendo que um dos principais motivos é a má localização e os altos aluguéis.
Os food trucks são imunes a esse problema, afinal eles são móveis e você pode escolher a localização de acordo com sua preferência. Se seus serviços parecem não funcionar bem em um determinado local, é possível avaliar sua performance em outra área.
Caso de sucesso no mundo
O Ramji Chaiwale é um food truck indiano que vende chai, um chá tipicamente hindu. Ele diferencia-se dos seus concorrentes pela excelente qualidade e pela experiência gerada, que permite aos clientes sentirem o gostinho de uma bebida tão tradicional.
O que o espaço oferece é um caminho de volta às raízes com o “Kullad Chai”, bebida que é sempre preparada na hora e conta com a garantia de qualidade e higiene.
Além disso, os pontos de venda não oferecem apenas a bebida típica, mas combinados com diferentes lanches que a pessoa só pode comer e beber com o chá se tiver crescido na Índia, estimulando a memória sentimental.
O negócio começou apenas com um food truck, mas agora o Ramji Chaiwale já tem quatro unidades móveis e um ponto fixo, podendo estar em diversos pontos da cidade e mantendo um endereço permanente para quem preferir.
Aqui na 4TRUCK, nós trabalhamos com unidades móveis e fazemos a implementação de camionetes, além de uma ampla gama dos leves.
Conheça nossas entregas pelo Youtube da 4TRUCK, além de nossos Instagram e Facebook. Venha conversar e faça seu orçamento!
Central: (11) 2446-5000
Até a próxima!
Osmar Oliveira CEO – 4TRUCK Soluções Sobre Rodas