O baú de caminhão é o principal meio pelo qual os bens e os produtos são transportados por todo o país. Seja para os postos de distribuição ou mesmo para o consumidor final.
Esse último, aliás, é um personagem cada vez mais importante na cadeia logística devido ao aumento das compras via internet.
A tendência das compras a distância se mostra irreversível e, em países, como os Estados Unidos, já levou ao fechamento de lojas de rua e shoppings.
Mas a entrega de produtos ao consumidor final enfrenta ainda dois fatores complicadores: o custo do frete e a falta de transparência.
A boa notícia é que a tecnologia deve resolver essas questões, integrando logística e consumidor.
O frete do futuro é integrado
Vivemos o início da era dos carros conectados. Os veículos de passeio se mostram cada vez mais inteligentes.
São sensores, mapas, comandos de voz e outras tecnologias que procuram facilitar a vida dos motoristas.
E tudo isso sem contar o acelerado desenvolvimento dos veículos autônomos, que, em breve, devem ser cada vez mais frequentes nas ruas.
Os caminhões e veículos de carga seguem essa tendência e o futuro parece reservar grandes mudanças para o setor de transportes.
Veículos altamente conectados e semiautomatizados devem trazer uma nova experiência em transporte, aumentando a integração com o produtor final.
As tecnologias presentes nos caminhões permitirão um acompanhamento em tempo real dos produtos.
Desde sua saída do posto de coleta até a chegada em seu destino final.
E não é só isso, por meio dela o caminhoneiro poderá traçar as melhores rotas, ganhando em eficiência.
E mais: será possível aos transportadores compartilharem suas rotas e espaços ociosos, permitindo pegar novas cargas pelo caminho.
O resultado dessas duas vantagens tecnológicas é uma diminuição do custo do frete ao consumidor.
Assim, aqueles que hoje deixam de comprar a distância por temerem extravios ou devido aos custos de entrega, poderão ter seus problemas resolvidos.
Mas a tecnologia que trará mudanças na logística não está restrita aos veículos.
Já em uso por uma das maiores lojas de e-commerce do mundo, óculos de realidade aumentada permitem identificar itens em espaços de armazenagem com facilidade.
Além de apontar a localização, mostram aos profissionais informações relevantes, como destinatário, data de entrega etc.
Com eles é possível, por exemplo, otimizar de forma rápida e sem falhas a disposição das cargas no baú do caminhão.
Organizando os itens de acordo com a ordem de desembarque traz ganhos em agilidade nesse processo.
Além disso, será possível saber se uma carga é frágil e se requer algum cuidado especial durante o transporte.
Vale lembrar que por enquanto todo esse cenário ainda é uma grande novidade e que, no futuro, experimentemos mudanças ainda mais profundas.
As mudanças previstas por hora, contudo, já prometem trazer grandes melhorias ao setor de logística e melhorar a relação com o consumidor final, que, em breve, deverá estar entre seus maiores clientes.
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br