O primeiro fator que deve ser levado em consideração para responder esta pergunta é o indicador de combustível do caminhão. A verdade é que o indicador do painel é menor confiável do que deveria ser.
Não é uma questão de erro de fabrica, mas um erro dos motoristas em geral! Em uma pesquisa conduzida por uma companhia de seguros foi constatado que mais de 800 mil motoristas (de carro e caminhão) não dão a devida atenção para o painel luminoso que avisa que o combustível está na reserva.
Nesta mesma pesquisa, foi descoberto que mais de 25% dos motoristas acreditam que é possível viajar mais 50 quilômetros só com o combustível da reserva, ou seja, quando a luz do painel começa a piscar.
Adivinha quais motoristas foram apontados como os mais cautelosos? As mulheres! Pois elas apresentam mais preocupação com o combustível do que o homem, por se atentarem aos detalhes.
Qual é o nível mínimo de combustível do caminhão para trafegar sem dores de cabeça?
Uma maneira simples de evitar imprevistos, neste caso estamos falando do pior de todos: Ficar sem combustível. É nunca trafegar com menos que um quarto do tanque cheio, até mesmo porque quando o combustível do caminhão chegar na reserva, você provavelmente estará próximo do seu destino ou de um posto de gasolina (no nosso caso Diesel!).
Já falamos sobre algumas técnicas para economia de combustível lá no blog da SOS Baú, confira:
Como a direção econômica pode reduzir até 10% do seu gasto com combustível
Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e se você tem qualquer duvida sobre implementos rodoviários para o seu caminhão, deixe nos comentários ou mande uma mensagem pela nossa página do Facebook.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br