O uso de computadores e a popularização da internet, permitiu o desenvolvimento de soluções de gestão que atendem aos mais variados nichos de negócios e no transporte de cargas não poderia ser diferente.
Administrar e gerir uma frota, mesmo as de menor tamanho, é uma tarefa complicada uma vez que são diversos os fatores e processos em que é fundamental contar com um bom controle para que as decisões tomadas sejam as mais assertivas possíveis.
A tecnologia e o transporte de cargas
A redução de custos é um dos objetivos perseguidos por empresas de todos os ramos no mercado, buscando através do uso racional dos recursos evitar desperdícios dos mesmos de forma a alcançar os melhores resultados possíveis.
Para alcançar esse feito, contudo, é essencial ter a disposição dados que permitam tomar decisões com bases reais, e nesse sentido o uso da tecnologia trás ganhos incomparáveis com o controle manual aplicado em um período anterior.
Não se trata apenas de uma plataforma para lançar dados, mas sim um mecanismo onde poderá encontrar e cruzar todos os dados relevantes como datas de revisões preventivas, controle de paradas, manutenções corretivas, sinistros, histórico de troca de peças dos veículos, garantias, abastecimento, licenciamentos, controle de CNH e outras funções.
Imagine caso sua empresa não utilize a tecnologia e faça o controle manual, o famoso caderninho. Por motivo de segurança você determinou que de tempos em tempos as trocas de trancas da porta do baú de caminhão.
Porém dos seus 10 veículos, 4 apresentaram problema nessa peça e tiveram uma troca cerca de um mês antes. Na hora de consultar os dados para a realização desse procedimento ninguém notou esse fato e todos os veículos passaram pelo procedimento, mesmo os 4 em que não havia necessidade.
Embora o exemplo acima seja exagerado, serve para demonstrar como a falta de um bom controle das informações relevantes de seu negócio pode levar a tomadas de decisões prejudiciais e ao desperdício de recursos.
O uso da tecnologia nesse sentido vem pela possibilidade de recursos e de cruzamento de informações de uma forma clara e efetiva. Além disso, cada vez mais os softwares vêm sendo desenvolvidos de formas a melhorar esse controle, sendo mais que um banco de dados um auxiliar na gestão de seus veículos e baú de caminhão.
O mercado é cada vez mais competitivo de forma que aqueles que não buscarem oferecer serviços de alta qualidade aliados a uma gestão eficiente correm sérios riscos de serem substituídos, por isso procure sempre aproveitar os benefícios da tecnologia a sua empresa.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre baú de caminhão, transporte de cargas e a vida nas estradas!
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br